O município de Sidrolândia é um dos 16 em Mato Grosso do Sul a garantir os recursos para ações do Programa Avançar Cidades – Saneamento que o Governo Federal realizará em parceria com Governo do Estado e Prefeitura Municipal.
O prefeito Marcelo Ascoli participou na manhã desta quarta-feira (20) em Campo Grande do ato de assinatura dos contratos organizado pelo Governo do Estado para que a Sanesul execute os serviços com os recursos originários do programa.
Juntos, os 16 municípios do MS terão R$ 190 milhões para obras de ampliação de sistemas de coleta e tratamento de esgoto.
Sidrolândia terá o maior contrato, com R$ 22.554.138,11 (vinte e dois milhões, quinhentos e cinquenta e quatro mil, cento e trinta e oito reais e onze centavos), para implantar 43 mil metros de rede coletora em 2.270 ligações domiciliares pelos bairros.
O Governo do Estado estima que as obras nas cidades comecem entre 40 e 50 dias, após finalizado o processo licitatório para seleção das empresas.
Legislação de 2017 assegurou recursos
No final do mês de dezembro de 2017, a Câmara Municipal aprovou proposta encaminhada pela Prefeitura para o Plano Municipal de Saneamento Básico. Esta medida permitiu à Sanesul buscar recursos e aplica-los na ampliação da rede de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade.
Após a aprovação da matéria no Legislativo, o prefeito Marcelo Ascoli – auxiliado pelo procurador Jurídico da Prefeitura Luiz Cláudio Palermo e equipe do Departamento de Planejamento e Projetos – intensificou reuniões com a Sanesul e entregou uma planta da cidade indicando os bairros que devem receber a próxima etapa da expansão da rede de esgotamento.
Com o Plano Municipal de Saneamento Básico ajustado, a Sanesul foi em busca dos investimentos para direcionamento em Sidrolândia, culminando com a inclusão no Avançar Cidades – Saneamento.
Plano de execução
O anúncio das ruas e bairros, bem como a estratégia operacional da obra de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário em Sidrolândia será feito pela Sanesul.
Assessoria de comunicação