A Prefeitura de Dourados entregou nesta terça-feira (17) no Cras Indígena da Aldeia Jaguapiru, na Reserva Indígena de Dourados, uma camionete Toyota Hilux, que será destinada à melhoria na prestação dos serviços do Centro de Referência em Assistência Social.
“Estamos aqui hoje para esta entrega e felizes em participar deste momento juntamente com a comunidade indígena. Gostaria de ressaltar que este veículo é para melhorar o atendimento do Cras Indígena, portanto, deve ser usado da melhor maneira por vocês e para vocês”, disse a prefeita Délia Razuk.
O veículo foi adquirido através de emenda parlamentar no valor de R$ 108 mil, com contrapartida de R$ 19,5 mil do município e as chaves foram entregues ao coordenador do Cras, Kenedy de Souza Morais.
Entre os trabalhos corriqueiros, o Cras realiza visitas para acompanhar situações de desnutrição, de alcoolismo e a entrega do veículo é positiva para estas demandas. “Temos uma demanda gigante e o que mais preocupa é o atendimento que o Cras faz com famílias em condição de extrema vulnerabilidade, então temos uma melhora significativa nesta cobertura. São pelo menos 90 famílias e o deslocamento às vezes é grande para chegar até elas”, disse Kenedy.
Ele ressalta que, com a nova camioneta, o Cras agora terá dois veículos para os atendimentos que acontecem em uma área de mais de 3,5 mil hectares da Reserva, englobando áreas de retomada e acampamentos, totalizando uma população estimada em 18 mil pessoas.
O Cras Indígena, assim como todas as demais unidades, atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Também participaram da ação o secretário de Agricultura Familiar, Marcos Roberto Soares, e o coordenador da Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas (Ceaid), Wilson Matos.
O progresso