Indígena concorrerá ao Senado pelo Mato Grosso do Sul

0
680
Foto: Divulgação

Pela primeira vez, em toda história política de Mato Grosso do Sul, um indígena irá disputar vaga ao senado. Natural de Corumbá, Anísio Guató será o candidato pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade)  ao senado pelo MS.

Representando o segundo estado com a maior população indígena do Brasil que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que Mato Grosso do Sul tem uma população indígena de 77.025 pessoas.  Da etnia Guató, segundo Sesai (Secretaria de Saúde indígena) tem aproximadamente 400 indígenas que vivem no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. 

“A luta pela nossa matéria é a mãe de todas as lutas. A minha etnia foi considerada extinta por mais de 40 anos, mas ainda existia resistência, voltamos com força em 1994. Para um indígena chegar até onde ele cheguei custou muita luta, uma luta muito dura. Quero lutar pelos indígenas, quilombolas e pelas mulheres”, afirmou.

O Psol, aposta no advogado de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo, 55, para candidato ao governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Ex-vice Prefeito de Ribas, João é especializado em direito público e empresarial. Como vice, a legenda escolheu Diná Freitas, educadora popular que vive em um assentamento em Terenos, a 25 km de Campo Grande. A escolha aconteceu durante convenção do partido neste domingo (5), na Capital.

 

Redação/Rádio Terena

 

 

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here