O Ministério Público Federal (MPF) acusa a Polícia Militar de Caarapó de agir sem ordem judicial no caso envolvendo o confronto entre indígenas e fazendeiros. De acordo com o MPF, os proprietários da fazenda acionaram a PM, que fez a reintegração de posse sem qualquer ordem judicial.
O MPF informou, através de nota, que a ação dos policiais não foi respaldada por nenhuma ordem judicial. Ainda de acordo com o MPF, não havia ordem de reintegração de posse para a área.
Ainda de acordo com o órgão, a operação de busca e apreensão realizada na segunda-feira (27) também foi realizada sem qualquer ordem judicial.
O MPF instaurou inquérito civil público para investigar os acontecimentos. “Apenas após a conclusão da investigação será possível apontar se houve ilegalidade na operação”, diz nota enviada ao Jornal Midiamax.
O Jornal tentou contato com o comandante da PM de Caarapó para questioná-lo sobre a ação dos militares na fazenda, mas ele não atendeu as ligações até a publicação desta reportagem.
Midiamax