Funai exonera ex-assessor de Marun e Henrique Terena assume órgão em Campo Grande

3
5475
Foto: Divulgação/facebook

O coordenador regional da Funai-MS (Fundação Nacional do Índio), Paulo Rios Júnior foi exonerado do cargo na manhã desta quinta-feira (14) pelo presidente da instituição, Franklimberg Ribeiro de Freitas, após publicação no Diário Oficial da União.

Paulo Rios havia assumido a função na Funai em setembro de 2017 por meio de indicação de Carlos Marun (MDB) e permaneceu no cargo até 2019. Ele era próximo do parlamentar e chegou a trabalhar como assessor do deputado em 2010 na Assembleia Legislativa.

O novo coordenador regional será Henrique Dias, conforme foi publicado pela portaria nesta quinta. Ele era servidor e chegou a trabalhar como Chefe da Divisão Técnica e agora, será o responsável pela função na Coordenação Regional de Campo Grande.

O trabalho na Funai em Campo Grande está com o “freio de mão puxado” desde a gestão de Michel Temer e, na mudança de governo, a coordenadoria aguardava pelas exonerações que viriam com a nomeação de Franklimberg Ribeiro.

No governo de Jair Bolsonaro, a Funai foi esvaziada, com os processos de demarcação de terras indígenas ao Mapa (Ministério da Pecuária, Agricultura e Abastecimento), sob o comando de Tereza Cristina (DEM-MS).

Em Mato Grosso do Sul, a Funai atende a segunda maior comunidade do País, 81,9 mil indígenas distribuídos em 30 municípios. A maior fica em Dourados, com 17,8 mil índios. O orçamento para 2019 é de R$ 175 milhões.

Henrique Dias

Nascido em 24 de agosto de 1962, na aldeia Córrego do Meio Buriti, município de Sidrolândia, Mato Grosso do Sul, Henrique cresceu no seio de uma família indígena da etnia Terena e evangélica. Hoje, mais conhecido apenas como Henrique Terena, é pastor, formado em Teologia pelo Seminário Palavra da Vida e presidente do Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas (Conplei).

Ir para a roça, pescar e caçar, tomar banho no rio. Assim foi a vida de Henrique Dias até seus dezesseis anos, desfrutando de tudo o que um indígena nascido em uma aldeia pode desfrutar. Apreciador da cultura tribal, ele é um dos líderes do movimento evangélico indígena e atuante na promoção da qualidade de vida de seu povo.

3 COMENTÁRIOS

  1. Esse cargo merecido , Henrique Terena um homem indigena que tem amor por sua pátria e pelos povos indigenas de toda a nação. Um homem capacitado , compromissado , responsável, essa foi a melhor escolha para esse cargo ,pois sendo indígena sabe muito bem quais são as necessidades e preocupações que afetam as áreas indígenas. Deus honra,exalta aqueles que tem compromisso com Ele e acima de tudo coloca Deus como prioridade.Nosso Senhor Jesus Cristo o abençoe nesta caminhada.

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here