Fortalecer a agricultura familiar é uma das prioridades do novo coordenador da Funai

0
390
Foto: Divulgação

Henrique Dias, novo coordenador regional da Funai, recebeu a missão, nesta quarta-feira (14), de coordenar e executar as políticas indigenistas do Governo Federal para 78 mil indígenas em Mato Grosso do Sul.

Sem recursos próprios, o novo coordenador afirmou que vai fortalecer o projeto da agricultura familiar para os povos indígenas. “Esse vai ser o nosso desafio. Nós temos uma população de 78 mil indígenas. Na verdade, ainda vou conversar com a Pastoral da Terra para ter informações de como as coisas estão no nosso Estado. Depois disso, vamos dar os andamentos em processos”.

Henrique Dias ainda ressalta sua proximidade com duas ministras do governo Bolsonaro: Tereza Cristina, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Damares Alves, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O objetivo da gestão de Dias é focar na agricultura familiar, uma das bandeiras de Tereza Cristina.

Henrique afirma que não chegou a conversar propriamente com Franklimberg. “Ainda não tive o privilégio de conversar sobre isso. Mas, a partir de amanhã, vamos abrir diálogo com as coordenadorias e depois vamos saber quais serão os próximos passos”.

Quanto a ser um indígena com funções partidárias, Henrique Dias afirma que não vai deixar as questões relacionadas a partidos interferirem nas decisões na Funai. Ele diz que pretende reunir lideranças no estado e trabalhar ao lado de outras coordenadorias no estado.

“A minha primeira bandeira é resgata a força de capital. Num segundo momento, tratar planejamento e fazer mudanças externas. A comunidade indígena em MS é muito politizada, uma das ações é juntar as aldeias e resgatar cultura com políticas públicas”, afirmou.

O novo coordenador deve se encontrar com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e também com o prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD). “Aqui na Capital, por exemplo, nós temos 15 mil indígenas vivendo na área urbana e nós precisamos desenvolver políticas públicas para estes indígenas”.

Além disso, Dias deve agendar reunião com a bancada federal para buscar recursos para a Funai em MS. “Nós não temos orçamento próprio. Então, nós vamos conversar com os deputados federais e senadores para a gente tratar disto por meio de emendas. Esta é uma questão muito difícil”.

Matéria atualizada às 11:18 a.m. para acréscimo de informações.

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here