Para contar um fato importante da história do Estado, o jornalista Geraldo Duarte Ferreira vai realizar no próximo sábado (30), a partir das 9h, uma palestra sobre a participação de indígenas de Mato Grosso do Sul, nas operações da Segunda Guerra Mundial. O evento vai ocorrer na sede da Associação Nacional da Força Expedicionária Brasileira.
A palestra em Campo Grande vai relatar um trabalho de garimpagem e pesquisa do jornalista, que durante décadas, se dedicou ao trabalho de comprovar que muitos indígenas terenas da região de Aquidauana, estiveram na Europa, diante do maior conflito armado do mundo, que teve a participação brasileira.
Segundo o pesquisador, os indígenas sul-mato-grossenses enfrentaram frio, fome e lutaram contra a “intolerância nazista” da Alemanha, durante este conflito em que o Brasil ficou ao lado dos países aliados e vencedores do confronto, como Estados Unidos, Rússia, Inglaterra e França.
A Força Expedicionária Brasileira teve mais de 25 mil soldados no teatro de Operações na Itália, combatendo os países que defendiam o Nazismo e Fascismo. O grupo teve vitórias marcantes como as conquistadas em Monte Castelo, Castelnuovo e Montese, quando os brasileiros conseguiram aprisionar a 148° Divisão Alemã.