Com uma multidão o concurso de dança indígena lotou o pátio de eventos da Aldeia Lagoinha na noite de ontem (17) organizada pelo cacique João Cesar e lideranças indígenas e coordenado pelo professor Jurandir Gabriel.
Com traje, pintura, adereços e cocares 10 equipes de danças entre feminino e masculino disputaram com bastante entusiasmo o concurso de dança que é referência na região.
As suas respectivas torcidas animavam a cada movimento realizado com perfeição a dança terena.
Como sempre, as equipes femininas das aldeias Barreirinho, Lagoinha, Buriti (Vila Roberto), Córrego do Meio e Oliveiras vieram com seus trajes trabalhados com sementes de pau-brasil, lírio, rosário e as taboquinhas dando um toque de beleza nas suas roupas, além de grafismo em detalhes nos seus trajes.
As equipes masculinas trouxeram a pintura em seus corpos, o traje em fios de buriti trançados e os cocares de penas de arara. A dança da ema e do bate pau foram as mais aplaudidas pelo público.
Cacique João Cesar destacou a importância do evento em proporcionar a integração entre as comunidades, mas acima de tudo trazer e mostrar a cultura a nossa nova geração.
Professor Jurandir agradeceu a presença do público e parabenizou as equipes que participaram e demonstraram a nossa cultura e reafirmou que ano que vem o evento será de maior proporção. “Parabéns a todos que participaram e todos são vencedores. A nossa cultura é o que temos de maior herança. Obrigado, ano que vem tem mais.” Concluiu.
Confira os vencedores:
Aldeia Lagoinha (1° LUGAR Masculino)
Aldeia Barreirinho (2° LUGAR Masculino)
Aldeia Oliveiras (3° LUGAR Masculino)
Aldeia Oliveiras (1° LUGAR Feminino)
Aldeia Barreirinho (2° LUGAR Feminino)
Aldeia Lagoinha (3° LUGAR Feminino)