A primeira deputada indígena eleita no Brasil, Joênia Wapichana, viaja na quinta-feira (30) para o Peru, onde participa do 1º Encontro Internacional de Parlamentares Indígenas da América, que será realizado pelo Congresso Nacional peruano.
Durante dois dias, o evento terá debates sobre o papel do legislativo na promoção dos direitos dos povos indígenas, principalmente dos direitos das mulheres, de forma a construir uma agenda comum com incidência internacional. O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) apoia a iniciativa.
Segundo Joênia, o convite vem em boa hora e será bem aproveitado. “Eu me sinto bastante privilegiada por estar neste lugar, mas também contrariada com a situação indígena no Brasil”, declarou.
“Temos que debater e discutir a questão indígena, para descobrir como podemos ajudar. Temos várias situações de povos indígenas que vivem nas fronteiras e necessitam de nossa atenção. É super importante ter conhecimento da situação da representação legislativa dos outros países.”
Além da representante do Brasil, foram confirmadas as presenças de parlamentares de Chile, México, Argentina, Equador, Bolívia, Guatemala, Honduras, Estados Unidos e Canadá. Organizado pela Comissão da Mulher e da Família do parlamento peruano, o encontro terá foco especial em como incentivar as lideranças femininas no campo legislativo.
Além da própria perspectiva de como garantir os direitos humanos dos povos indígenas, o evento também busca entender os contextos de migrações e territórios.
Para Joênia, será uma oportunidade de debater o assunto. “Só o fato de saber o que os outros parlamentares estão fazendo já me enriquece o conhecimento, e me ajuda a estabelecer prioridades para o meu mandato”, concluiu.