Governador peita líderes indígenas e reclama de “mentiras” sobre MT

0
278
O governador Mauro Mendes, que criticou dados de liderança indígena

O governador Mauro Mendes (DEM) classificou como mentirosos os dados sobre Mato Grosso que a representante da Articulação de Povos Indígenas do Brasil (Apib), Sônia Guajajara, apresentou durante uma das reuniões que ocorreram na segunda-feira (23), na Semana do Clima em Nova York, nos Estados Unidos.

 

Ambos discutiram após o evento por conta dos dados. O bate-boca foi registrado por pessoas que estavam no local e divulgado pelo colunista Lauro Jardim, de O Globo.

O democrata discordou dos dados sobre queimadas e assassinato de indígenas no Estado. Guajajara afirmou, durante a discussão, que Mato Grosso é o quarto Estado no País com maior número de assassinatos de indígenas. Somente em 2018, de acordo com ela, foram 25 mortes.

Mendes rebateu os dados. Sobre as queimadas, disse que os incêndios em Mato Grosso começaram em terras indígenas.

“Quer falar dos índios de Mato Grosso, vá para Mato Grosso. Vocês falam inverdades, coisas que vocês não conhecem. Vocês estão mentindo. Quer fazer um debate, vamos fazer com a verdade. Não com mentiras”, disse ele.

“Será um prazer recebê-los lá para falar a verdade, não falar mentiras como foi feito hoje aqui”, afirmou.

A Apib afirmou que os dados apresentados são da Human Rights Watch, Global Witness e do Inpe.

Filiada ao PSOL, Sônia Guajajara é o nome usado pela indígena Sônia Bone de Souza Silva Santos, que nasceu na reserva Arariboia, no Maranhão.

Ele ganhou maior notoriedade em 2018, quando foi candidata a vice-presidente da República na chapa encabeçada por Guilherme Boulos.

 

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here