Comissão divulga lista de aprovados no vestibular indígena Unicamp 2020

0
425
Candidatos durante vestibular indígena 2020 da Unicamp — Foto: Antoninho Perri

A Unicamp divulgou na tarde desta terça-feira (2) a lista com os nomes dos 95 candidatos aprovados no vestibular indígena 2020. A relação está disponível no site da comissão organizadora (Comvest), onde também está publicada a lista de espera para as chamadas posteriores e as respectivas datas.

De acordo com a universidade estadual, inicialmente os convocados devem efetuar matrícula no portal da comissão, entre 9h do dia 7 de janeiro até 17h de 16 de janeiro.

Depois disso, todos os matriculados ao longo de todas as chamadas programadas devem fazer a matrícula presencial em 27 de fevereiro na Unicamp, das 9h às 12h.

Os documentos necessários – cópias e originais ou cópias autenticadas – são: diploma ou certificado de conclusão do ensino médio, ou equivalente; histórico escolar completo do ensino médio cumprido integralmente em estabelecimento da rede pública, ou em escola indígena reconhecida pela rede pública de ensino; certidão de nascimento ou casamento e cédula de identidade nacional.

Ainda de acordo com a Comvest, os candidatos que não entregaram o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (Rani) ou a Declaração de Etnia devem levar o documento na matrícula, para não perder a vaga. “Posteriormente, no prazo de até 30 dias, os estudantes deverão, utilizando o seu nome de usuário e senha, recebidos na matrícula, carregar no Sistema de Gestão Acadêmica (Siga) os demais documentos indicados no Edital”, informa nota da comissão.

O vestibular

O exame foi aplicado para 971 estudantes em Campinas (SP), Bauru (SP), Caruaru (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). Esta é a 2ª vez em que a instituição aplicou o vestibular indígena, com objetivo de aumentar a inclusão social e a diversidade étnica e cultural na instituição.

Com fase única e aplicado em dezembro, o exame teve redação e 50 questões de múltipla escolha, distribuídas entre linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas.

Foram desclassificados os candidatos que não acertarem, no mínimo, dez questões de múltipla escolha e não obtiverem, no mínimo, cinco pontos na prova de redação – de um total de 25, diz a comissão.

Os cursos mais procurados foram enfermagem, farmácia, pedagogia, nutrição, administração, educação física, ciências biológicas, administração pública, educação física e engenharia elétrica.

No vestibular anterior, a Unicamp ofereceu aos candidatos 72 vagas e recebeu 610 inscrições. A prova abordou temas como preconceito e modernização dos povos indígenas e agradou aos candidatos.

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here