Nesta segunda-feira(16), em reunião, a liderança da aldeia Buriti , municipio de Dois Irmão do Buriti, tomou a decisão de restringir a entrada de pessoas de fora e orientou os moradores de que a ida a cidade deve ser em casos de emergência.
Segundo postagem do vereador Eder Alcantara(MDB) na rede social a decisão foi tomada por conta do avanço do coronavírus e a medida é por tempo inderteminado.
Na última quarta-feira (11), a direção da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que está em curso no mundo uma pandemia do novo vírus Covid-19, uma doença que causa infecção respiratória na população.
No entanto, até o momento a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), subordinada ao Ministério da Saúde, não anunciou medidas e nem investimentos para prevenir a disseminação da doença nas terras indígenas do Brasil, onde vivem povos reconhecidos pela saúde pública como vulneráveis e de imunidade baixa.
A Sesai é a responsável por planejar, coordenar, supervisionar, monitorar e avaliar a implementação da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, observados os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). A secretaria atende uma população de 760.350 indígenas através de 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei).