Abril Indígena: Pandemia faz programação em comemoração ao dia do índio ser adiada

0
1242
Foto: Divulgação

O mês de abril, em todo território brasileiro, mas especificamente nas aldeias indígenas inicia o “abril indígena” em comemoração ao dia do índio que comemora-se no dia 19. Neste ano de 2020, todas as comemoração relacionadas ao dia do índio pode ser adiada por conta do novo coronavírus.

Neste mês, há sempre uma grande movimentação principalmente  nas escolas onde o calendário dispõe do projeto “semana cultural” e todo o corpo docente e discente se mobilizam no projeto interdisciplinar que enfatiza o fortalecimento e a resistência da cultura indígena. Como a orientação é ter o distanciamento social é evidente que os eventos não poderão ser realizados.

Nos municipios de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti as aulas na rede de ensino estadual e municipal estão canceladas. A princípio as aulas na rede estadual está suspenso até dia 06 de abril podendo ser prorrogado até o final do mês de abril. Já nos municipios citados as aulas foram canceladas por tempo indeterminado.

Há também nas aldeias desfile de garotas indígenas, competição de dança indígenas, comidas típicas, gincanas, integração entre escolas indígenas e não indígenas e tudo isso deixa de ser mobilizados por conta do covid-19, o novo coronavírus.

19 dia de Abril – Dia do índio

A comemoração do dia do índio nas aldeias da Terra indígena Buriti onde estão situadas as aldeias Buriti, Córrego do Meio, Água Azul, Tereré, Lagoinha, Recanto, Barrerinho, Oliveira, Olho D’água, 10 de Maio, Nova Buriti e Nova Tereré e André pode ser adiada por conta da pandemia instalada no país.

Em conversa com lideranças da aldeia Lagoinha a comemoração alusiva ao dia do índio poderá ser adiada.

Informações apuradas pela nossa reportagem é de que haverá uma reunião com todos os caciques da região liderado pelo coordenador local da Funai, Gerson Pinto e a pauta será exatamente a comemoração ao dia do índio que poderá ser adiada ou cancelada nas aldeias.

 

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here