Uma equipe de profissionais da saúde com 20 pessoas, ligadas a saúde indígena de Mato Grosso do Sul, oriundas de Aquidauana e Sidrolândia, participaram nesta terça-feira (05) de um treinamento para o enfrentamento ao Covid-19, no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS).
O Treinamento já capacitou 2193 profissionais das áreas assistências e administrativas. Durante o treinamento as pessoas conheceram brevemente o histórico do COVID-19, sua transmissibilidade e os meios de prevenção. Aprenderam como higienizar as mãos com as técnicas corretas, além de forma correta do uso dos EPIs. Os agentes do Distrito Sanitário Especial Indígena de MS tiveram, ainda, uma aula simulada de intubação orotraqueal em sequência rápida para pacientes confirmados ou suspeitos do novo coronavírus.
De acordo com o técnico da Divisão de Atenção à Saúde Indígena, Frederico Jorge Pontes Moraes, a divisão atende 83 mil indígenas no território Sul-mato-grossense, e esse treinamento auxilia os indígenas, ainda nas aldeias, antes de serem encaminhados ao hospital referenciado em suas cidades.
A Enfermeira Suzicleia Strapason, responsável pelos treinamentos do COE-HRMS, vai a Dourados e Amambai nos dias 9 e 10, respectivamente, para dar o treinamento in loco. No dia 23 é a vez da saúde indígena de Miranda a equipe do HRMS.