DSEI/MS detalha perfil dos indígenas infectados por covid-19

O perfil dos casos confirmados do novo coronavírus em indígenas dá destaque na população feminina (53%) e masculina (47%).

0
530

Segundo boletim Coronavírus desta quarta-feira(27) divulgado pelo DSEI/MS- Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul mostra que há 74 indígenas infectados pelo coronavírus, 72 em aldeias da cidade de Dourados e 02 na cidade de Caarapó e 12 casos suspeitos nestas mesmas cidades, 06 cada.

Do total de casos positivos 03 pacientes já foram recuperados e já podem voltar a sua rotina, enquanto 71 estão em isolamento domiciliar.

O perfil dos casos confirmados do novo coronavírus em indígenas dá destaque na população feminina (53%) e masculina (47%).

O que chama atenção também é o número de infectados em crianças de 0 à 9 anos, total de 12, em idosos acima de 60 anos, apenas 01.

Em relação a etnias o DSEIMS mostra  que a maioria dos casos positivos  estão concentrados (91%) nas aldeias da etnia Guarani/Kaiowá e menor incidência (9%) na etnia Terena.  

O primeiro caso em Dourados do novo coronavírus com indígenas foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) no dia 13 de maio. A indígena de 35 anos (já recuperada) é da aldeia Bororó  e trabalha no frigorífico da JBS onde teria trabalhado mesmo com sintomas da doença. O frigorífico então informou que tomou uma série de medidas para conter o avanço da doença, como retirar do trabalho, funcionários em situação de risco como idosos além de redobrar a higiene.

Confira aqui detalhe completo

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here