Covid-19 avança e já registra casos na aldeia Córrego do Meio e Lagoinha

Aldeia Córrego do Meio registra 05 casos e Lagoinha 09 casos.

0
2034
Foto: Rádio Terena

“A pandemia que parecia distante, ou apenas na televisão chegou na nossa aldeia e em pessoas bem próximas de nós..” estas palavras foram compartilhadas em muitos post na rede social/facebook por indígenas moradores das aldeias da Terra Indígena Buriti que abrange 13 aldeias dos municípios de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti com aproximadamente 5 mil indígenas da etnia terena.

Com a confirmação do primeiro caso na TI Buriti especificamene na aldeia Olho D’água (Dois Irmão do Buriti) no dia 20 de Julho, as aldeia vizinhas que já realizavam barreiras sanitárias nas entradas com a preocupação da disseminação do coronavírus intensificaram a fiscalização e iniciaram o fechamento total das aldeias. Isso aconteceu, como por exemplo, na aldeia Córrego do Meio, Lagoinha, Água Azul, Dez de Maio, Oliveira que decretaram lockdown e proibiram a ida para cidade, circulação dos moradores e toque de recolher, tudo isso para evitar que o vírus espalhassem nas aldeias.

Passados quatro dias a aldeia Córrego do Meio recebe a informação de que quatro pessoas testaram positivos para o novo coronavírus (3 do sexo feminino e 01 do sexo masculino) e no domingo (26) mais um homem de 83 anos, totalizando 05 casos.

No final da tarde desta terça-feira (28) um audio  circulou nos grupos de WhatsApp de que 09 pessoas da aldeia Lagoinha do Municipio de Sidrolândia testaram positivos para o novo coronavírus, confirmado posteriormente e divulgado os nomes autorizado pelo cacique. Tratam-se de 06 do sexo feminino e 03 do sexo masculino e todos estão em isolamento social.

Em conversa com moradores da aldeia Córrego do Meio relataram que muitas pessoas estavam enfrentando possíveis sintomas do coronavírus como febre alta, tosse, perda de paladar e outros. Outros diziam que sentiram os sintomas mas o seu corpo reagiu bem e não precisou procurar atendimento médico. Esses relatos também vieram das aldeia vizinhas (Água Azul, Lagoinha) que enfrentaram estas mesmas situações.

Há informação extraoficial de que o DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) responsável pea saúde indígena fará testagem em massa na população da Terra Indígena Buriti.

O último boletim divulgado pelo DSEI/MS registrava 51 casos no polo base de Sidrolândia. Em todo estado há 449, destes 231 recuperados.

 

 

 

 

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here