Encerrou neste domingo(23) missão de combate a Covid-19 na TI Buriti

0
294

Encerrou neste domingo(23) mais uma etapa da missão de combate à Covid-19 com o envio de seis toneladas de suprimentos e três equipes de saúde para atendimento à população da Terra Indígena Buriti que abrange 13 aldeias dos municípios de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti com uma população de quase 6 mil indígenas da etnia terena. Realizada pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), em parceria com o Ministério da Defesa, governos do estado e municípios, a missão reforça a assistência aos indígenas do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Mato Grosso do Sul. 

Foram feitos aproximadamente  mil e trezentos testes rápidos e RT-PCR para Covid-19, distribuição de medicamentos para atendimento básico de saúde e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como máscaras, luvas e protetores faciais. Além disso, três equipes da SESAI, compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fizeram atendimentos nas aldeias.

CONTINUIDADE

De 25 a 30/08, a equipe da SESAI se dirige ao Sul do estado para reforçar os atendimentos prestados aos indígenas aldeados dos municípios de Japorã, Tacuru, Caarapó e Iguatemi. No mesmo período, profissionais de saúde das Forças Armadas, do Ministério da Defesa, vão atender a população indígena do Polo Base de Miranda (MS) para reforçar a ação da SESAI no município.

Estas são a segunda e a terceira fase da Missão no Mato Grosso do Sul. A primeira etapa, realizada de 05 a 09 de agosto, atendeu indígenas do município de Aquidauana. Na ocasião, foram realizados 1.229 atendimentos por pediatras, ginecologistas e infectologistas. Outra equipe atenderá novamente as aldeias de Aquidauana no período de 29 a 30 de agosto.

O DSEI Mato Grosso do Sul leva serviços de atenção básica a aproximadamente 80 mil indígenas de oito etnias. Possui 703 profissionais de saúde, dos quais 48% são indígenas. No total, há 30 médicos atuando no Distrito, sendo 11 do programa Mais Médicos. A SESAI já autorizou a contratação de mais profissionais de saúde como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para o Distrito.



Conteúdo vai aqui…



Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here